Conheça a Logoterapia de Viktor Frankl |
O homem sempre procurou encontrar um sentido para a sua vida e aprofundar-se em sua existência. A frustração dessa necessidade é um sintoma do nosso tempo. O sofrimento e a falta de sentido configuram o vazio existencial que muitos experimentam. Para esse mal, Frankl foi desenvolvendo durante décadas a Logoterapia e Análise Existencial.
É uma abordagem na psicologia, abordagem é o referencial teórico usado pelo psicólogo para subsidiar seu raciocínio clínico e intervenções. A Logoterapia é também uma teoria motivacional, no sentido que explica a motivação dos comportamentos humanos. Foi criada por Viktor Emil Frankl, um psiquiatra de Viena.
A Logoterapia também é conhecida como Psicoterapia do sentido da vida. Na época, ela surgiu em concomitância com outras abordagens, tais como a Psicanálise e a Psicologia Individual. A Logoterapia se opõe a elas dizendo que o fator que movimenta os humanos não é a vontade de prazer, como apontava Freud, e nem a vontade de poder, como apontava Adler, e sim a vontade de sentido.
Frankl ficou conhecido mundialmente após a publicação do seu livro "Em busca de sentido - Um psicólogo no campo de concentração". Frankl era judeu e foi enviado para diversos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, onde perdeu toda a sua família e passou por situações desumanas. Mesmo assim, nesse ambiente hostil, ele coloca em prática a Teoria da Logoterapia: como o ser humano é capaz de encontrar sentido e superar as mais duras adversidades.
Mas o que é sentido?